A precificação de produtos é um tema muito importante e que costuma ocasionar muitas dúvidas na maior parte dos empreendedores. Por isso, o objetivo desse artigo é mostrar como fazer a precificação correta e da melhor forma.
A primeira dica é que você saiba qual o custo total para sua empresa. Afinal, é essencial saber quanto seu negócio tem de despesas, em termos fixos e variáveis, para ter a primeira base para colocar preços nos produtos.
A segunda dica é você definir qual é a margem de lucro ideal para cada produto comercializado em sua loja; então, quanto maior for o preço cobrado, maior será o seu lucro.
Entretanto, um preço muito alto pode acabar deixando seu produto pouco competitivo no mercado, quando comparado com os dos seus concorrentes. Assim, deve-se pensar nisso na hora de calcular a margem de lucro.
A próxima etapa é a pesquisa do preço da sua concorrência, que deve sim ser considerada para a precificação dos seus produtos. Não adianta, como dito anteriormente, cobrar valores muito altos achando que vai lucrar mais, se o preço de mercado é mais baixo e seu negócio apenas afastará potenciais clientes.
Por último, você precisa entender o markup, que é a margem ideal para os materiais vendidos em sua loja, apontando quanto é que o preço cobrado está acima do custo de produção e de distribuição.
O markup deve ser considerado também, mesmo no caso de você revender artigos, e para calculá-lo é essencial estar atento à inclusão do preço de transporte do produto até a sua empresa, que deve ser incluso no valor pago originalmente.
Tudo isso permitirá que você faça uma boa precificação que gere lucros e não traga prejuízos à sua loja.